Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Agronegócio ou Agrobusinnes



Agronegócio ou agrobussines é toda relação comercial e industrial que envolve e a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Outra característica do agronegócio é se caracterizar por ser um conjunto de negócios relacionados dentro do ponto de vista econômico .
O agronegócio pode ocorrer desde em pequenas,em médias até em grandes áreas, caracterizados, principalmente por monocultura( plantio de um produto só, como o milho, cana de açúcar, banana, etc.) Ele produz principalmente alimentos, biocombustíveis, têxil e madeira.
O agronegócio bareteou o custo de produtos, mas trouxe vários problemas em questões sociais e embientais, como no caso de desmatamento, empobrecimento do solo, queimadas, contaminação de mananciais e do lençol freático, desequilíbrio ecológico e proliferação de pragas.
Além desses problemas, o agronegócio, ou agrobussines, também deixou muitos produtores à margem do processo, principalmente famílias que viviam da agricultura de subsistência, ou agricultura familiar, em pequenas propriedades rurais.
Estes, sem técnicas e métodos modernos, como irrigação, maquinários e insumos, perderam a competitividade, o que levou ao abandono do campo, ao êxodo rural, desenvolvendo assim nas grandes cidades o acumulo de pessoas vindas do campo.
O agronegócio é dividido em várias fases, que são estudas e são cumpridas pelos produtores e criadores de animais. Abaixo estão algumas delas:

A produção é o trabalho do agropecuarista, ou cultivando do solo e/ou criando animais, como bois e vacas, independentemente do tamanho da área ou método utilizado.Esse passo é importante, e para obter sucesso, são utilizados técinicas modernas, geralmente acompanhadas por profissionais especializados como veterinários, agrônomos , zootécnicos.
E para isso é preciso da utilização dos insumos, que são a combinação de fatores favoráveis de produção.
A fase logo em seguida é chamada de processamento que é a transformação do produto agropecuário em produtos de consumo, como leite, queijo, grãos empacotados, etc e que depois vão ser distribuidos por um meio de transporte, para serem vendidos ou in natura( forma natural) ou processados.
Após essa fase tem a distribuição que é a fase aonde ocorre o transporte dos produtos para o cliente poder comprar.
E por último, a fase do cliente final, que simboliza o consumidor dos produtos agropecuários.
Na imagem, podemos ver uma plantação por agronegócio, pois há uma monocultura, máquinas de alta tecnologia e está havendo a colheita de trigo, um dos produtos muito famosos.
Tudo isso trouxe várias vantagens e desvantagens, e hoje, um grande desafio do agronegócio, que cresce cada vez mais, desde nas pequenas até as grandes propriedades é produzir com sustentabilidade, gerar renda para trabalhadores e desenvolver o negócio de forma positiva.

Texto adaptado pela aluna Maria luiza T. O. Marques nº23
Fonte: aulas de geografia da professora Mércia, pelestra do Fernando, e www.wikipédia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário