Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mão-de-obra assalariada ou fixa


Salário - Remuneração devida pelo empregador ao empregado pela prestação de um serviço. Retorno em dinheiro ou vantagens recebido pelo empregado.

A mão-de-obra assalariada ou fixa começou há muito tempo. Desde a época da colonização já haviam pessoas assalariadas. Essa forma de pagamento pelo trabalho de uma pessoa veio junto com o Capitalismo. Antigamente o que era tido como melhor era a mão-de-obra escrava, mas esse pensamento da humanidade foi mudando e o Salário foi se desenvolvendo como possível forma de pagamento por uma pessoa ter feito determinado serviço.
Hoje em dia, esse é o sistema que usamos. Depois de um determinado tempo, dependendo de sua profissão, você recebe seu salário, sua remuneração pelo seu trabalho.
Também pode ser chamada de mão-de-obra fixa (não somente assalariada). Fixa porque você tem um trabalho fixo.

Adaptado por Isabella Pileggi
Fonte: http://www.eumed.net/libros/2008a/372/TRABALHO%20ASSALARIADO.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário