Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Modo de Vida Urbano

Quando nos referimos à palavra “urbano” estamos tratando com as cidades. O modo de vida nas cidades é bem complexo, cheio de culturas diferentes, estilos, etc. Cada vez mais a população da área rural (campo) vem diminuindo e a urbana aumentando. Um fator que contribuiu para o aumento da população urbana, a urbanização, foi o surgimento da atividade industrial, que geraram ofertas de trabalho, mas que não duraram muito, depois da vinda das máquinas, mas que ainda existem.
Observando tudo isso, podemos concluir que o modo de vida urbano é praticamente dividido em consumo, por causa das propagandas que ocorrem a todo o momento, êxodo rural, já que cada vez mais a população urbana cresce e a rural diminui e o ritmo “do outro”. O modo de vida urbano é normalmente bom para alguém de classe alta ou média, mas para algumas pessoas de classe baixa pode causar alguns desconfortos, por causa do preconceito, racismo e principalmente a desigualdade social. Mesmo assim ainda existe desigualdade com pessoas de classes mais altas também.

Texto adaptado pelo aluno: Victor Caetano
Fonte: http://nnoticia.wordpress.com/2008/09/01/o-modo-de-vida-nos-centros-urbanos/
e caderno de geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário