Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Concentração fundiária


A concentração fundiária é basicamente o seguinte: Há muita terra nas mãos de poucas pessoas e pouca terra nas mãos de muitas.
O governo acha que quem é dono de muita terra mas não produz nada não deveria continuar sendo o proprietário daquele terreno.
Praticamente todas as pessoas que têm pequenas propriedades rurais cultivam no pouco de terra que têm, ao contrario dos que muita terra possuem.
A solução que é tida para esse problema é a Reforma Agrária. Seu objetivo é dividir mais justamente as terras brasileiras para que todos tenham oportunidades. Esse objetivo conquistado levará, pouco a pouco, à solução do maior problema brasileiro: Desigualdade social.

Texto adaptado por Isabella Pileggi
Fonte: http://www4.fct.unesp.br/nera/atlas/estrutura_fundiaria.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_fundi%C3%A1ria

Nenhum comentário:

Postar um comentário